slide

relogio

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dispensação da Lei


INTRODUÇÃO A DISPENSAÇÃO

Neste estudo veremos que uma dispensação é um período de tempo, longo ou curto, no qual, através de uma lei fixa, Deus prova a humanidade, sob a qual a humanidade deve ser fiel e obediente para que possa receber as bênçãos prometida.

A Bíblia anotada de Dr. Scofield, mostra-nos dispensação como um período de tempo no qual o homem é testado na sua obediência em alguma revelação específica da vontade de Deus. Com isto a Bíblia é um livro de Dispensações, pois revela todo propósito Divino, colocando-nos sob uma específica regra de conduta.


 DEFININDO UMA DISPENSAÇÃO

Agostinho escreveu: "Distingui os períodos e as Escrituras se harmonizarão."

Várias tem sida as definições para uma Dispensação. Vamos conhecer algumas delas:

a) A famosa Bíblia do Dr. Scofield diz: "Dispensação é um período de tempo no qual a homem é testada na sua obediência em alguma revelação específica da vontade de Deus."

b) O grande, El Dicionário de La Santa Bíblia diz: "Dispensação é o plano de conduta de Deus para os homens."

c) O homem de Deus que esteve entre nós N .L. Olson diz: "Dispensação é um período moral ou probatório."

d) R.M. Riggs disse: "O arranjo ordenado e a classificação adequada da verdade Divina, que proporciona o estudo dos períodos Bíblicos ou Dispensações, nos evitará extraviar-nos e nos livrará de muitas confusões na interpretação Bíblica."

Podemos agora entender que Dispensações são períodos de tempo, com revelações dos procedimentos de Deus para com o homem. E da parte da homem, é exigida a obediência a revelação de Deus.

O propósito de Deus em cada dispensação é colocar o homem debaixo de uma regra de conduta. Entretanto o homem tem falhado, salvos os que crêem na revelação Divina. (Hb 11.7)

A separação de épocas (ou dispensações) da História Sagrada é o método mais antigo de estudar a Palavra de Deus. Este método não só é o mais antigo , más também o mais razoável. Com este sistema de estudo o aluno aprenderá a fazer as divisões das revelações que Deus deu à raça humana.

Neste estudo nosso principal livro de texto será a BÍBLIA. Pois nela encontramos a história da criação do mundo, da natureza, do passado, do presente e do futuro.

A palavra "dispensação", vem do latim "dispensatio". E significa administração, economia ou mordomia. Isso nos leva a afirmar que em cada período bíblico Deus esta administrando os tempos e as diferentes revelações manifestadas ao homem, ou seja, tudo está no controle de Deus.


A palavra "dispensação" só aparece cinco vezes nas Escrituras em português, a saber, 1 Coríntios 9:17; Efésios 1:10; 3:2; 3:9; Colossenses 1:25. Nesses lugares a palavra grega oikonomia parece ter de preferência o significa de "mordomia", ou "a gerenciamento de uma casa", como a mesma palavra grega significa em suas outras aparições em Lucas 16:2, 3, 4. No entanto, a palavra grega aion, que aparece no Novo Testamento um pouco mais de cem vezes, e é geralmente traduzida "mundo", "eternamente" ou "sempre", é aceita comumente com o sentido de "era", "época" ou "dispensação".

As seguintes Escrituras mostram que há só esta era atual e outra que virá, restando apenas essas duas eras antes do cumprimento de todas as coisas no grande programa de Deus. "E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século (grego aion = época) nem no futuro (literalmente, "nem no vindouro")". (Mateus 12:32) "Que não haja de receber muito mais neste mundo (grego kairos = tempo), e na idade vindoura (grego aion = época) a vida eterna". (Lucas 18:30) "Acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século (grego aion = época), mas também no vindouro (de novo, literalmente "o vindouro")". (Efésios 1:21) Aí se vê uma era ou dispensação presente e uma que está para vir.


DISPENSAÇÃO DA LEI

   PERÍODO DESSA DISPENSAÇÃO

De Moisés até Cristo, muitos defendem a idéia que essa dispensação  terminou com a crucificação de Cristo.

  Duração : cerca de 1430 anos.

Através de Moisés Deus deu a Lei a Israel no Monte Sinai e os transformou de uma desordenada multidão em uma nação com uma estrutura civil, militar e religiosa. O propósito de Deus era abençoar a nação de Israel e através dela, alcançar o mundo, tornar-se uma nação líder na comunidade mundial como instrumento e porta voz da Revelação de Deus, numa preparação final para a vinda do Messias, ou seja, Deus queria que a nação de Israel fosse uma nação sacerdotal a nação -Êxodo 19:5-6.

  Sob a dispensação da Lei, Israel era o povo escolhido de Deus. Se eles obedecessem, Deus os abençoaria e as nações do mundo seriam levadas a Deus pelo que viam acontecer em Israel - o povo de Israel deveria reger sua vida religiosa e política, segundo a Lei dada por Deus a Moisés no monte Sinai e os regulamentos que lhe sucederam. 

O registro bíblico demonstra, no entanto, que sob a dispensação da Lei, Israel normalmente falhava em obedecer. Apesar de ter havido aspectos positivos na história da nação, e momentos em que Deus os usava, geralmente Israel pecava e era julgada por Deus.


Para melhor entender o período longo desta dispensação, podemos dividi-la em 7 épocas, a saber: 

1. Época da Peregrinação; da saída do Egito até Abel- Sitim, com o líder  Moisés.


2. Época das Conquistas; de Abel – Sitim  a conquista da terra prometida- Josué
3. Época dos Juízes; época de aprox. 350 anos, após a morte de Josué  e dos anciãos que ensinava o povo, eles se corrompem, Deus levanta 15 juízes,

Otiniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Abimeleque, Tola, Jair, Jefté, Ibsam, Elom, Abdom, Sansão, Eli, Samuel


4. Época do Reino Unido; em 1 Samuel cap 8 o povo pede um rei Deus escolhe Saul, depois vem  Davi, Salomão
5. Época do Reino Dividido; por causa dos pecados de Salomão Deus divide a nação em dois reinos norte e sul,

reino norte fica com 10 tribos, e reinam “19 reis”, alguns seguem a idéia que foram 20 reis incluindo Tibni em sua contagem.

Tribos: Dã, Naftali, Rúben, Simeão, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Manasses, Efraim

Reis: Jeroboão, Nadabe, Baasa, Elá, Zinri, Onri, (Tibni), Acabe, Acazias, Jorão, Jeú, Jeoacaz, Jeoás, Jeroboão 2, Zacarias, Salum, Menaém, Pecaías, Peca, Oséias


Reino sul: fica com 2 tribos, e reinam 20 reis.

Tribos: Judá e Benjamin, mais a tribo de Levi que se refugiam do reino norte.

Reis: Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jeorão, Acazias, Atalia, Joás, Amazias, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manasses, Amom, Josias, Jeoacaz, Jeoaquim ( ou eliaquim), joaquim (ou Jeconias ou conias), zedequias (ou Matanias)


6. Época do Cativeiro e Dispersão; reino norte cai em aprox. 721 pela cruel Assíria, reino sul cai em 3 etapas pela Babilônia, aprox. 605,597,586 a.c.. O retorno ocorre em 3 etapas em aprox. 538, 457, 444 a.c.
7. Época Interbíblica. Derrota de Dario III em aprox. 333 a .c perante as forças de Alexandre que fica no poder até 323 a.c. .

Depois da sua morte o governo fica na mão dos Diádocos:

A primeira dinastia a governar foi os PTOLOMEUS ou LÁGIDAS do Egito, nessa época surge em Alexandria no Egito a SEPTUAGINTA para atender as comunidades judaicas de fala grega,  depois o governo passou as mãos dos SELEUCIDAS DA SÍRIA, nesse governo ocorre a tentativa de helenização do povo Judeu, que foi combatida pela família dos assim então chamados de Macabeus, dessa dinastia dos Macabeus surgem os Hasmoneus, e por último a Palestina é anexada a província romana da Síria pelo general romano Pompeu em aprox.63 a.c.
                   
        A RESPEITO DA LEI

A lei reflete o caráter Santo de Deus e seu propósito para os seres humanos que criou.

As leis eram de diferentes espécies e tinham propósitos diferentes. Deus ordena o comportamento que lhe agrada e proíbe aquilo que o ofende. A lei moral de Deus está abundantemente exposta nas escrituras, no decálogo( OS DEZ MANDAMENTOS),  em outros estatutos de Moisés, em sermões de profetas, no ensino de Jesus e nas cartas do N. T.

A Aliança Mosaica foi dada a Israel com três divisões, cada uma ligada às outras, e, conjuntamente, formando a Aliança Mosaica. 

 Lei moral- Os Dez Mandamentos, expressão da vontade de Deus para seu povo é a ordem direta de Deus,  que exige uma obediência total, pois revela Sua natureza e vontade. Assim, ainda é aplicável em nossos dias. Jesus obedeceu completamente à Lei Moral."2, Ex 20.1- 17.
 Lei Cerimonial — representada pelos sacrifícios e ordenanças rituais para Israel.
Sendo que a parcela cerimonial, por ser prefigurativa do sacrifício de Cristo, findou na cruz,
 Lei Civil se aplicava à vida cotidiana em Israel (Deuteronômio 24:10-11, Êxodo 22:21-28). Pelo fato de a sociedade e a cultura modernas serem tão radicalmente diferentes das daquele tempo, esse código como um todo não pode ser seguido. Mas os princípios éticos contidos nos mandamentos são atemporais, e devem guiar nossa conduta. Jesus demonstrou estes princípios por meio de Sua vida exemplar
"A Lei Mosaica (hb. torah, que significa 'ensino'), admite uma tríplice divisão: (a) a lei moral, que trata das regras determinadas por Deus para um santo viver (Êx 20.1-17); (b) a lei civil, que trata da vida jurídica e social de Israel como nação; e (c) a lei cerimonial, que trata da forma e do ritual da adoração ao Senhor por Israel, inclusive o sistema sacrificial."
 Em Êxodo dos capítulos 21 a 24 encontraremos a respeito da Lei.
 Os Dez Mandamentos são:

1) Não terás outros deuses diante de mim;

2) Não farás para ti imagem de escultura;

3) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;

4) Lembra-te do dia de sábado para o santificar;

5) Honra a teu pai e a tua mãe;

6) Não matarás;

7) Não adulterarás;

8) Não furtarás;

9) Não dirás falso testemunho;

10) Não cobiçarás.

Jesus resumiu a lei moral em dois grandes mandamentos: o amor a Deus e o amor ao próximo Mateus 22:37- 40  37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

38 Este é o grande e primeiro mandamento.

39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

-  Jesus mostra que a base de todo mandamento moral  é o amor, Ele diz que desses Dois dependem todas as instruções morais do A.T.,  a lei bíblica é de várias espécies, as leis morais ordenam o comportamento pessoal e comunitário, que sempre são de nosso dever observar . As políticas do A.T aplicavam princípios  da lei moral a situação nacional de Israel, quando Israel era uma Teocracia, como povo de Deus na terra. As leis do A.T  a respeito da purificação cerimonial, regime alimentar e sacrifícios eram estatutos temporários, com o objetivo de instruir o povo, essa leis foram canceladas pelo N.T, porque o significado simbólico foi cumprido HB 10:-14.

As leis políticas e cerimoniais tinham aplicação limitada.

Nenhum homem cumpriu a LEI, somente Jesus Cristo a cumpriu, Jesus não veio destruir a lei, mas veio cumpri-la. Mateus 5: 17-20
17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.

18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

 Jesus não critica os fariseus por sua estrita observância da lei, mas pela ênfase que dão à conformidade externa com ela, sem uma atitude interior adequada..

No sermão da montanha Jesus torna a pedir observância nos mandamentos morais, os mandamentos morais não salvariam o Homem, mas os conduziriam no caminho da salvação.


                      O FRACASSO

Em toda a trajetória o povo de Israel a nação santa, foi instruída para que se tornasse pura, mas vemos pela história bíblica que o povo errou e muitas vezes se desviaram do foco.

Esse era o cenário nessa dispensação, o povo se tornara ritualista, hipócrita, medíocre, etc. A lei não conseguiu os transformarem, Paulo relata em Gálatas que a lei nos serviu de aio, ou seja, nos guiou até que viesse Jesus Cristo, e assim através de Jesus Cristo fossemos transformados e herdássemos a promessa.


           VEREMOS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS  A RESPEITO DA LEI


- Deus não mente: números 23: 19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? números 11: 23  Pelo que replicou o Senhor a Moisés: Porventura tem-se encurtado a mão do Senhor? agora mesmo verás se a minha palavra se há de cumprir ou não. Tito 1: 2 na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos, Isaías 55: 10-11  Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come,

assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Jeremias 1:11-12 E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? Eu respondi: Vejo uma vara de Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. Gênesis 21:1-2 O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido.

Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara; (tempo)


- Deus sempre avisa antes:

Deus manda o povo observar, guardar e cumprir a lei para que habitem por longo tempo na terra, ou seja, observar a Lei para assegurarem a promessa, deuteronômino 4:1, 14, 26, 40; 5:33; 6:2,3,18,24; 8:1,19,20; 10:8,9,17,21


Não fazer alianças com as nações, nem adorar outros deuses. Êxodo 23:32-33 Não farás pacto algum com eles, nem com os seus deuses. Não habitarão na tua terra, para que não te façam pecar contra mim; pois se servires os seus deuses, certamente isso te será um laço. Êxodo 34:12-16 Guarda-te de fazeres pacto com os habitantes da terra em que hás de entrar, para que isso não seja por laço no meio de ti.

Mas os seus altares derrubareis, e as suas colunas quebrareis, e os seus serins cortareis

(porque não adorarás a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso),

para que não faças pacto com os habitantes da terra, a fim de que quando se prostituírem após os seus deuses, e sacrificarem aos seus deuses, tu não sejas convidado por eles, e não comas do seu sacrifício;

e não tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, para que quando suas filhas se prostituírem após os seus deuses, não façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses. Números 33: 55-56 Mas se não lançardes fora os habitantes da terra de diante de vós, os que deixardes ficar vos serão como espinhos nos olhos, e como abrolhos nas ilhargas, e vos perturbarão na terra em que habitardes;

e eu vos farei a vós como pensei em fazer-lhes a eles.Josué 23:7-8 para que não vos mistureis com estas nações que ainda restam entre vós; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis.

Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizeste até o dia de hoje;

Mas o que acontece no livro de juízes o povo se corrompe, se torna APÓSTATA, IDÓLATRA, INGRATO Juízes 2:12-13 Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, servindo aos baalins;

abandonaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram; e provocaram o Senhor à ira,

abandonando-o, e servindo a baalins e astarotes.


A desobediência traria a seca, a fome, peste, maldições, dispersão etc.

Levítico 26:14-39, Deuteronômio 4:27-28, Deuteronômio 28:15-68,

A bíblia nos relata que o povo sofreu com esses juízos nos mostrando que não obedeceram a Deus.

Nos livros dos profetas maiores e menores vemos Deus castigando o povo com esses juízos, TODAS AS CLASSES ESTAVAM CORROMPIDAS; juízes, reis sacerdotes, profetas e o povo.


Obedecer é melhor do que sacrificar

O sangue é o veículo remissor, Deus permitia que o Homem se aproximasse Dele com sangue de um animal puro, o animal transferiria sua pureza para o Homem e o Homem transferiria sua culpa para o animal e assim ocorria uma cobertura provisória pelo seu pecado cometido. E assim Deus institui essa forma para o Homem se religar com Ele.

Mas com o passar do tempo esse sacrifício para o Homem perdeu o valor e o sentido, a morte do animal para ele não representava mas nada, o sangue perdeu o valor, mas o Homem sabia que não era ele que iria morrer, então a obediência no ponto de vista dele não era tão importante, porque se pecasse era só sacrificar um animal e partir para outra.

Mas Deus deixa registrado para esse povo que a obediência era que o agradava, e não somente um sacrifício que foi pelo Homem tornado num ritual sem valor.em algumas passagens Deus relata que o sacrifício pelo Homem oferecido não o agradava mais.

Oséias 5:6, 6:6, 8:13; 9:4; 10:1; 12:11; 14:2.

Miquéias 6:6.

Isaias 1:10-17.

Amós 4:4-5; 5:21-25



Um comentário: