INTRODUÇÃO A DISPENSAÇÃO
Neste estudo veremos que uma
dispensação é um período de tempo, longo ou curto, no qual, através de uma lei
fixa, Deus prova a humanidade, sob a qual a humanidade deve ser fiel e
obediente para que possa receber as bênçãos prometida.
A Bíblia anotada de Dr. Scofield, mostra-nos dispensação como um
período de tempo no qual o homem é testado na sua obediência em alguma
revelação específica da vontade de Deus. Com isto a Bíblia é um livro de
Dispensações, pois revela todo propósito Divino, colocando-nos sob uma
específica regra de conduta.
DEFININDO UMA DISPENSAÇÃO
Agostinho escreveu: "Distingui os períodos e as Escrituras se
harmonizarão."
Várias tem sida as definições para uma Dispensação. Vamos conhecer
algumas delas:
a) A famosa Bíblia do Dr. Scofield diz: "Dispensação é
um período de tempo no qual a homem é testada na sua obediência em alguma
revelação específica da vontade de Deus."
b) O grande, El Dicionário de La
Santa Bíblia diz:
"Dispensação é o plano de conduta de Deus para os homens."
c) O homem de Deus que esteve entre nós N .L. Olson diz:
"Dispensação é um período moral ou probatório."
d) R.M. Riggs disse: "O arranjo ordenado e a classificação
adequada da verdade Divina, que proporciona o estudo dos períodos Bíblicos ou
Dispensações, nos evitará extraviar-nos e nos livrará de muitas confusões na
interpretação Bíblica."
Podemos agora entender que Dispensações são períodos de tempo, com
revelações dos procedimentos de Deus para com o homem. E da parte da homem, é
exigida a obediência a revelação de Deus.
O propósito de Deus em cada dispensação é colocar o homem debaixo
de uma regra de conduta. Entretanto o homem tem falhado, salvos os que crêem na
revelação Divina. (Hb 11.7)
A separação de épocas (ou
dispensações) da História Sagrada é o método mais antigo de estudar a Palavra
de Deus. Este método não só é o mais antigo , más também o mais razoável. Com
este sistema de estudo o aluno aprenderá a fazer as divisões das revelações que
Deus deu à raça humana.
Neste estudo nosso principal livro de
texto será a BÍBLIA. Pois nela encontramos a história da criação do mundo, da
natureza, do passado, do presente e do futuro.
A palavra "dispensação",
vem do latim "dispensatio".
E significa administração, economia ou mordomia. Isso nos leva a afirmar que em
cada período bíblico Deus esta administrando os tempos e as diferentes
revelações manifestadas ao homem, ou seja, tudo está no controle de Deus.
A palavra "dispensação" só aparece cinco vezes nas
Escrituras em português, a saber, 1 Coríntios 9:17; Efésios 1:10; 3:2; 3:9;
Colossenses 1:25. Nesses lugares a palavra grega oikonomia parece ter de
preferência o significa de "mordomia", ou "a gerenciamento de
uma casa", como a mesma palavra grega significa em suas outras aparições
em Lucas 16:2, 3, 4. No entanto, a palavra grega aion, que aparece no Novo
Testamento um pouco mais de cem vezes, e é geralmente traduzida
"mundo", "eternamente" ou "sempre", é aceita
comumente com o sentido de "era", "época" ou
"dispensação".
As seguintes Escrituras mostram que há só esta era atual e outra
que virá, restando apenas essas duas eras antes do cumprimento de todas as
coisas no grande programa de Deus. "E, se qualquer disser alguma palavra
contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o
Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século (grego aion = época)
nem no futuro (literalmente, "nem no vindouro")". (Mateus 12:32)
"Que não haja de receber muito mais neste mundo (grego kairos = tempo), e
na idade vindoura (grego aion = época) a vida eterna". (Lucas 18:30)
"Acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome
que se nomeia, não só neste século (grego aion = época), mas também no vindouro
(de novo, literalmente "o vindouro")". (Efésios 1:21) Aí se vê
uma era ou dispensação presente e uma que está para vir.
DISPENSAÇÃO DA LEI
PERÍODO DESSA DISPENSAÇÃO
De Moisés até Cristo, muitos defendem a idéia que essa
dispensação terminou com a crucificação de Cristo.
Duração : cerca de 1430 anos.
Através de Moisés Deus deu a Lei a Israel no Monte Sinai e os
transformou de uma desordenada multidão em uma nação com uma estrutura civil,
militar e religiosa. O propósito de Deus era abençoar a nação de Israel e
através dela, alcançar o mundo, tornar-se uma nação líder na comunidade mundial como instrumento e
porta voz da Revelação de Deus, numa preparação final para a vinda do Messias,
ou seja, Deus queria que a nação de Israel fosse uma nação sacerdotal a nação
-Êxodo 19:5-6.
Sob a dispensação da Lei, Israel era o povo escolhido de Deus. Se eles
obedecessem, Deus os abençoaria e as nações do mundo seriam levadas a Deus pelo
que viam acontecer em Israel - o povo de Israel deveria reger sua vida
religiosa e política, segundo a Lei dada por Deus a Moisés no monte Sinai e os
regulamentos que lhe sucederam.
O registro bíblico demonstra, no entanto, que sob a dispensação da Lei, Israel
normalmente falhava em
obedecer. Apesar de
ter havido aspectos positivos na história da nação, e momentos em
que Deus os
usava, geralmente Israel pecava e era julgada por Deus.
Para melhor entender o período longo desta dispensação, podemos
dividi-la em 7 épocas, a saber:
1. Época da Peregrinação; da saída do Egito até Abel- Sitim, com
o líder Moisés.
2. Época das Conquistas; de Abel – Sitim a conquista da terra
prometida- Josué
3. Época dos Juízes; época
de aprox. 350 anos, após a morte de Josué e dos anciãos que ensinava o
povo, eles se corrompem, Deus levanta 15 juízes,
Otiniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Abimeleque, Tola, Jair, Jefté, Ibsam,
Elom, Abdom, Sansão, Eli, Samuel
4. Época do Reino Unido; em 1 Samuel cap 8 o povo pede um rei Deus
escolhe Saul, depois vem Davi, Salomão
5. Época do Reino Dividido; por
causa dos pecados de Salomão Deus divide a nação em dois reinos norte e sul,
reino norte fica com
10 tribos, e reinam “19 reis”, alguns seguem a idéia que foram 20 reis incluindo
Tibni em sua contagem.
Tribos: Dã, Naftali, Rúben, Simeão, Gade, Aser,
Issacar, Zebulom, Manasses, Efraim
Reis: Jeroboão, Nadabe, Baasa, Elá, Zinri, Onri,
(Tibni), Acabe, Acazias, Jorão, Jeú, Jeoacaz, Jeoás, Jeroboão 2, Zacarias,
Salum, Menaém, Pecaías, Peca, Oséias
Reino sul: fica com 2 tribos, e reinam 20 reis.
Tribos: Judá e Benjamin, mais a tribo de Levi que
se refugiam do reino norte.
Reis:
Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jeorão, Acazias, Atalia, Joás, Amazias, Uzias,
Jotão, Acaz, Ezequias, Manasses, Amom, Josias, Jeoacaz, Jeoaquim ( ou
eliaquim), joaquim (ou Jeconias ou conias), zedequias (ou Matanias)
6. Época do Cativeiro e Dispersão; reino norte cai em aprox. 721 pela cruel Assíria, reino sul cai em 3 etapas pela Babilônia, aprox. 605,597,586
a .c.. O retorno ocorre em 3 etapas em aprox. 538, 457, 444
a .c.
7. Época Interbíblica. Derrota
de Dario III em aprox. 333
a .c
perante as forças de Alexandre que fica no poder até 323
a .c. .
Depois da sua morte o governo fica na mão dos Diádocos:
A primeira dinastia a governar foi os PTOLOMEUS ou LÁGIDAS do
Egito, nessa época surge em Alexandria no Egito a SEPTUAGINTA para atender as
comunidades judaicas de fala grega, depois o governo passou as mãos dos
SELEUCIDAS DA SÍRIA, nesse governo ocorre a tentativa de helenização do povo
Judeu, que foi combatida pela família dos assim então chamados de Macabeus,
dessa dinastia dos Macabeus surgem os Hasmoneus, e por último a Palestina é
anexada a província romana da Síria pelo general romano Pompeu em aprox.63 a.c.
A RESPEITO DA LEI
A lei reflete o caráter Santo de Deus e seu propósito para os
seres humanos que criou.
As leis eram de diferentes espécies e tinham propósitos
diferentes. Deus ordena o comportamento que lhe agrada e proíbe aquilo que o
ofende. A lei moral de Deus está abundantemente exposta nas escrituras, no decálogo( OS DEZ MANDAMENTOS), em outros estatutos de
Moisés, em sermões de profetas, no ensino de Jesus e nas cartas do N. T.
A Aliança Mosaica foi dada a Israel com três divisões, cada uma
ligada às outras, e, conjuntamente, formando a Aliança Mosaica.
Lei moral- Os Dez Mandamentos, expressão da vontade de Deus para seu
povo é a ordem direta de Deus, que exige
uma obediência total, pois revela Sua natureza e vontade. Assim, ainda é
aplicável em nossos dias. Jesus obedeceu completamente à Lei Moral."2, Ex
20.1- 17.
Lei Cerimonial — representada pelos sacrifícios e
ordenanças rituais para Israel.
Sendo que a parcela cerimonial, por ser prefigurativa do
sacrifício de Cristo, findou na cruz,
Lei Civil se aplicava à vida cotidiana em Israel (Deuteronômio
24:10-11, Êxodo 22:21-28). Pelo fato de a sociedade e a cultura modernas serem
tão radicalmente diferentes das daquele tempo, esse código como um todo não
pode ser seguido. Mas os princípios éticos contidos nos mandamentos são
atemporais, e devem guiar nossa conduta. Jesus demonstrou estes princípios por
meio de Sua vida exemplar
"A Lei Mosaica (hb. torah, que significa 'ensino'), admite
uma tríplice divisão: (a) a lei moral, que trata das regras determinadas por
Deus para um santo viver (Êx 20.1-17); (b) a lei civil, que trata da vida
jurídica e social de Israel como nação; e (c) a lei cerimonial, que trata da
forma e do ritual da adoração ao Senhor por Israel, inclusive o sistema
sacrificial."
Em Êxodo dos capítulos 21 a 24 encontraremos a respeito da Lei.
Os Dez Mandamentos são:
1) Não terás outros deuses diante de mim;
2) Não farás para ti imagem de escultura;
3) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
4) Lembra-te do dia de sábado para o santificar;
5) Honra a teu pai e a tua mãe;
6) Não matarás;
7) Não adulterarás;
8) Não furtarás;
9) Não dirás falso testemunho;
10) Não cobiçarás.
Jesus resumiu a lei moral em dois grandes mandamentos: o amor a
Deus e o amor ao próximo Mateus
22:37- 40 37 Respondeu-lhe Jesus:
Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo
o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a
ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
- Jesus mostra que a base de todo mandamento moral é o
amor, Ele diz que desses Dois dependem todas as instruções morais do
A.T., a lei bíblica é de várias espécies, as leis morais ordenam o
comportamento pessoal e comunitário, que sempre são de nosso dever observar .
As políticas do A.T aplicavam princípios da lei moral a situação nacional
de Israel, quando Israel era uma Teocracia, como povo de Deus na terra. As leis
do A.T a respeito da purificação cerimonial, regime alimentar e
sacrifícios eram estatutos temporários, com o objetivo de instruir o povo, essa
leis foram canceladas pelo N.T, porque o significado simbólico foi cumprido HB
10:-14.
As leis políticas e cerimoniais tinham aplicação limitada.
Nenhum homem cumpriu a LEI, somente Jesus Cristo a cumpriu, Jesus
não veio destruir a lei, mas veio cumpri-la. Mateus 5: 17-20
17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim
destruir, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem,
de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que
seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus;
aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos
escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Jesus
não critica os fariseus por sua estrita observância da lei, mas pela ênfase que
dão à conformidade externa com ela, sem uma atitude interior adequada..
No sermão da montanha Jesus torna a pedir observância nos
mandamentos morais, os mandamentos morais não salvariam o Homem, mas os
conduziriam no caminho da salvação.
O FRACASSO
Em toda a trajetória o povo de Israel a nação santa, foi instruída
para que se tornasse pura, mas vemos pela história bíblica que o povo errou e
muitas vezes se desviaram do foco.
Esse era o cenário nessa dispensação, o povo se tornara
ritualista, hipócrita, medíocre, etc. A lei não conseguiu os transformarem,
Paulo relata em Gálatas que a lei nos serviu de aio, ou seja, nos guiou até que
viesse Jesus Cristo, e assim através de Jesus Cristo fossemos transformados e herdássemos a promessa.
VEREMOS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS A RESPEITO DA LEI
- Deus não mente: números
23: 19 Deus não é homem, para que minta; nem
filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará?
ou, havendo falado, não o cumprirá? números
11: 23 Pelo que replicou o Senhor a
Moisés: Porventura tem-se encurtado a mão do Senhor? agora mesmo verás se a
minha palavra se há de cumprir ou não. Tito
1: 2 na esperança da vida
eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos, Isaías 55: 10-11
Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas
regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e
pão ao que come,
assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para
mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Jeremias 1:11-12 E veio a mim a palavra do Senhor,
dizendo: Que é que vês, Jeremias? Eu respondi: Vejo uma vara de Então me disse
o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
Gênesis 21:1-2 O Senhor
visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido.
Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo
determinado, de que Deus lhe falara; (tempo)
- Deus sempre avisa antes:
Deus manda o povo observar, guardar e cumprir a lei para que
habitem por longo tempo na terra, ou seja, observar a Lei para assegurarem a promessa, deuteronômino 4:1, 14, 26, 40; 5:33; 6:2,3,18,24;
8:1,19,20; 10:8,9,17,21
Não fazer alianças com as nações, nem adorar outros deuses.
Êxodo 23:32-33 Não farás pacto algum com eles, nem com os
seus deuses. Não habitarão na tua terra, para que não te façam pecar contra
mim; pois se servires os seus deuses, certamente isso te será um laço. Êxodo 34:12-16 Guarda-te de fazeres pacto com os
habitantes da terra em que hás de entrar, para que isso não seja por laço no
meio de ti.
Mas os seus altares derrubareis, e as suas colunas quebrareis, e
os seus serins cortareis
(porque não adorarás a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome
é Zeloso, é Deus zeloso),
para que não faças pacto com os habitantes da terra, a fim de que
quando se prostituírem após os seus deuses, e sacrificarem aos seus deuses, tu
não sejas convidado por eles, e não comas do seu sacrifício;
e não tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, para que
quando suas filhas se prostituírem após os seus deuses, não façam que também
teus filhos se prostituam após os seus deuses. Números 33: 55-56 Mas
se não lançardes fora os habitantes da terra de diante de vós, os que deixardes
ficar vos serão como espinhos nos olhos, e como abrolhos nas ilhargas, e vos
perturbarão na terra em que habitardes;
e eu vos farei a vós como pensei em fazer-lhes a eles.Josué
23:7-8 para que não vos
mistureis com estas nações que ainda restam entre vós; e dos nomes de seus
deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles
vos inclineis.
Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizeste até o dia de
hoje;
Mas o que acontece no livro de juízes o povo se corrompe, se torna
APÓSTATA, IDÓLATRA, INGRATO Juízes
2:12-13 Então os filhos de Israel fizeram o que
era mau aos olhos do Senhor, servindo aos baalins;
abandonaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do
Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao
redor deles, e os adoraram; e provocaram o Senhor à ira,
abandonando-o, e servindo a baalins e astarotes.
A desobediência traria a seca, a fome, peste, maldições, dispersão
etc.
Levítico 26:14-39, Deuteronômio 4:27-28, Deuteronômio 28:15-68,
A bíblia nos relata que o povo sofreu com esses juízos nos
mostrando que não obedeceram a Deus.
Nos livros dos profetas maiores e menores vemos Deus castigando o
povo com esses juízos, TODAS AS CLASSES ESTAVAM CORROMPIDAS; juízes, reis
sacerdotes, profetas e o povo.
Obedecer é melhor do que sacrificar
O sangue é o veículo remissor, Deus permitia que o Homem se
aproximasse Dele com sangue de um animal puro, o animal transferiria sua pureza
para o Homem e o Homem transferiria sua culpa para o animal e assim ocorria uma
cobertura provisória pelo seu pecado cometido. E assim Deus institui essa forma
para o Homem se religar com Ele.
Mas com o passar do tempo esse sacrifício para o Homem perdeu o
valor e o sentido, a morte do animal para ele não representava mas nada, o
sangue perdeu o valor, mas o Homem sabia que não era ele que iria morrer, então
a obediência no ponto de vista dele não era tão importante, porque se pecasse
era só sacrificar um animal e partir para outra.
Mas Deus deixa registrado para esse povo que a obediência era que
o agradava, e não somente um sacrifício que foi pelo Homem tornado num ritual
sem valor.em algumas passagens Deus relata que o sacrifício pelo Homem
oferecido não o agradava mais.
Oséias 5:6, 6:6, 8:13; 9:4; 10:1; 12:11; 14:2.
Miquéias 6:6.
Isaias 1:10-17.
Amós 4:4-5; 5:21-25
uma bela aula me foi de grande proveito
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